De acordo com Arrhenius, base é qualquer composto que em meio aquoso se dissocia ionicamente, liberando como anions exclusivamente íons OH-. As soluções das bases, devido ao fenômeno da dissociação, apresentam íons livres fazendo com que haja a condução da corrente elétrica através delas. Assim, por exemplo, adicionando um pouco de amoníaco (NH4OH) ou de soda cáustica (NaOH) em água obtemos uma solução que conduz a corrente elétrica.
Entendemos q base e qualquer composto em que meio aquoso se dissocia ionicamente liberando como anions exclusivamente ions OH Existem 5 formulas de base das quais descreverei abaixo: monobase:base que apresenta um íon OH- na fórmula dibase: base que apresenta dois íons OH- na fórmula tribase: base que apresenta três íons OH- na fórmula tetrabase: base que apresenta quatro íons OH- na fórmula polibase: base que apresenta dois ou mais íons OH- na fórmula
Voltalidade existem dois tipos de bases , q sao as bases fixas q são as bases que apresentam elevado ponto de ebulição e as bases volateis q são as bases que apresentam baixo ponto de ebulição. tbm temos a a solubilidade q e a propriedade de se disseminarem no seio de outras. A solubilidade de uma substância em outra é expressa através da grandeza coeficiente de solubilidade. E isso é tudo pessoal.
Química inorgânica ou química mineral é o ramo da química que estuda os elementos químicos e as substâncias da natureza que não possuem o carbono coordenado em cadeias, investigando as suas estruturas, propriedades e a explicação do mecanismo de suas reações e transformações.
Os materiais inorgânicos compreendem cerca de 95% das substâncias existentes no planeta Terra.
As chamadas "substâncias inorgânicas" que servem de foco de estudo para a química inorgânica, são divididos em 4 grupos denominados como "funções inorgânicas".São eles:
* Ácidos * Bases ou hidróxidos * Sais * Óxidos Muitos compostos inorgânicos são sais, constituídos de um cátion e um ânion agrupados por ligação iônica. Um exemplo de sal é o cloreto de magnésio MgCl2, que é constituído do cátion Mg2+ e ânions de cloro Cl−. Nesses compostos, as proporções de íons são tais que a carga elétrica é cancelada, fazendo com que o composto como um todo seja eletricamente neutro. Os íons são descritos por seu estado de oxidação e a facilidade de sua formação pode ser estimada a partir do seu potencial de ionização (para cátions) ou da afinidade eletrônica (anions) de seus elementos formadores. Campo da química inorgânica
Os maiores ramos da química inorgânica incluem:
* Minerais, tais como sal, amianto, silicatos, ... * Metais e suas ligas, como ferro, cobre, alumínio, latão, bronze ... * Compostos envolvendo elementos não-metálicos, como silício, fósforo, cloro, oxigênio, por exemplo água * Compostos de coordenação que envolvem metais de transição e espécies doadoras de elétrons.
Comercialmente substâncias inorgânicas importantes incluem chips de silício, transistores, monitores de cristal líquido, cabos de fibra óptica e um grande número de catalisadores.
A química inorgânica é baseada na físico-química e forma a base para a mineralogia. Ela freqüentemente possui interceções com a geoquímica, química analítica, química ambiental e química organometálica.
O leque da química inorgânica inclui compostos moleculares, os quais podem existir como moléculas discretas, e cristais (estudado pela cristalografia e química do estado sólido). juliane n° 16 (1°B)
De acordo com Arrhenius, base é qualquer composto que em meio aquoso se dissocia ionicamente, liberando como anions exclusivamente íons OH-. Existem 5 formulas de base das quais descreverei abaixo: monobase:base que apresenta um íon OH- na fórmula dibase: base que apresenta dois íons OH- na fórmula tribase: base que apresenta três íons OH- na fórmula tetrabase: base que apresenta quatro íons OH- na fórmula polibase: base que apresenta dois ou mais íons OH- na fórmula Muitos compostos inorgânicos são sais, constituídos de um cátion e um ânion agrupados por ligação iônica. Um exemplo de sal é o cloreto de magnésio MgCl2, que é constituído do cátion Mg2+ e ânions de cloro Cl−. Nesses compostos, as proporções de íons são tais que a carga elétrica é cancelada, fazendo com que o composto como um todo seja eletricamente neutro. Os íons são descritos por seu estado de oxidação e a facilidade de sua formação pode ser estimada a partir do seu potencial de ionização (para cátions) ou da afinidade eletrônica (anions) de seus elementos formadores. Campo da química inorgânica Eliomar 1A Daniel 1A
São as funções de compostos que possuem uma cadeia carbônica com hidrogênios terminais definida. Álcool, fenol, cetona, aldeído e éter são exemplos de funções orgânicas. a Solubilidade pode ser conceituada como a capacidade de uma substância de se dissolver em outra. Esta capacidade, no que diz respeito a dissolução de um sólido em um líquido é limitada, ou seja , existe um máximo de soluto que podemos dissolver em certa quantidade de um solvente. Isto é solubilidade. Força:
Conforme o grau de dissociação iônica (α), as bases são classificadas em: - bases fortes: bases que apresentam grau de dissociação iônica elevado e próximo de 100%;
- bases fracas: bases que apresentam grau de dissociação iônica baixo e próximo de 0%
Segundo Bozoo, uma base (também chamada de álcali) é qualquer substância que libera única e exclusivamente o ânion OH– (íons hidroxila ou oxidrila) em solução aquosa. Soluções com estas propriedades dizem-se básicas ou alcalinas. As bases possuem baixas concentrações de ions H+ sendo considerado base as soluções que têm, a 25 °C, pH acima de 7. Possuem sabor adstringente (ou popularmente, cica) e são empregadas como produtos de limpeza, medicamentos (antiácidos) entre outros. Muitas bases, como o hidróxido de magnésio (leite de magnésia) são fracas e não trazem danos. Outras como o hidróxido de sódio (NaOH ou soda cáustica) são corrosivas e sua manipulação deve ser feita com cuidado. Quando em contato com o papel tornassol vermelho apresentam a cor azul-marinho ou violeta.
Em 1923, o químico dinamarquês Johannes Nicolaus Brønsted e o inglês Thomas Martin Lowry propuseram a seguinte definição: Uma base é um aceitador de prótons (íon hidrônio H+)
Mais tarde Gilbert Lewis definiu como base qualquer substância que doa pares de elétrons não ligantes, numa reação química - doador do par electrônico.
Podemos dizer q base é qualquer composto em que meio aquoso se dissocia ionicamente liberando como anions exclusivamente ions OH Existe 5 formulas de base das quais irei descrever abaixo: monobase:base que apresenta um íon OH- na fórmula dibase: base que apresenta dois íons OH- na fórmula tribase: base que apresenta três íons OH- na fórmula tetrabase: base que apresenta quatro íons OH- na fórmula polibase: base que apresenta dois ou mais íons OH- na fórmula
Voltalidade existem dois tipos de bases , q sao as bases fixas q são as bases que apresentam elevado ponto de ebulição e as bases volateis q são as bases que apresentam baixo ponto de ebulição. e tambem temos a a solubilidade q e a propriedade de se disseminarem no seio de outras. A solubilidade de uma substância em outra é expressa através da grandeza coeficiente de solubilidade.
* Bases fortes: São as que dissociam muito. Em geral os metais alcalinos e alcalino-terrosos formam
bases fortes (família IA e IIA da Tabela periódica). Porém, o hidróxido de Berílio e o hidróxido de Magnésio são bases fracas.
* Bases fracas: São as bases formadas pelos demais metais e o hidróxido de amônio, por terem caráter molecular.
Quanto à solubilidade em água
* Solúveis: Todas as bases formadas pelos metais alcalinos são solúveis. Podemos citar também o hidróxido de amônio, que apesar de
ser uma base fraca, é solúvel.
* Pouco solúveis: São as bases formadas pelos metais alcalino-terrosos em geral.
* Insolúveis: As demais bases. Vale lembrar sempre alguma parcela dissolve, mas chama-se insolúvel quando essa quantidade é insignificante em relação ao volume total.
como vimos as funções de compostos que possuem uma cadeia carbônica com hidrogênios terminais definida. Álcool, fenol, cetona, aldeído e éter são exemplos de funções orgânicas Muitos compostos inorgânicos são sais, constituídos de um cátion e um ânion agrupados por ligação iônica. Um exemplo de sal é o cloreto de magnésio MgCl2, que é constituído do cátion Mg2+ e ânions de cloro Cl−. Nesses compostos, as proporções de íons são tais que a carga elétrica é cancelada, fazendo com que o composto como um todo seja eletricamente neutro.
A base é qualquer composto em que meio aquoso se dissocia ionicamente liberando como ânions exclusivamente íons OH.
Existem 5 fórmulas de base: monobase:base que apresenta um íon OH- na fórmula; dibase: base que apresenta dois íons OH- na fórmula; tribase: base que apresenta três íons OH- na fórmula; tetrabase: base que apresenta quatro íons OH- na fórmula; polibase: base que apresenta dois ou mais íons OH- na fórmula;
Quanto ao grau de dissociação elas se classificam em:
-Bases fortes: São as que dissociam muito. Em geral os metais alcalinos e alcalino-terrosos formam;
-Bases fracas: São as bases formadas pelos demais metais e o hidróxido de amônio, por terem caráter molecular.
Quanto à solubilidade em água elas se classificam em:
-Solúveis: Todas as bases formadas pelos metais alcalinos são solúveis. Podemos citar também o hidróxido de amônio, que apesar de ser uma base fraca, é solúvel;
-Pouco solúveis: São as bases formadas pelos metais alcalino-terrosos em geral;
-Insolúveis: As demais bases. Vale lembrar sempre alguma parcela dissolve, mas chama-se insolúvel quando essa quantidade é insignificante em relação ao volume total.
De acordo com Arrhenius, base é qualquer composto que em meio aquoso se dissocia ionicamente, liberando como anions exclusivamente íons OH-.
ResponderExcluirAs soluções das bases, devido ao fenômeno da dissociação, apresentam íons livres fazendo com que haja a condução da corrente elétrica através delas. Assim, por exemplo, adicionando um pouco de amoníaco (NH4OH) ou de soda cáustica (NaOH) em água obtemos uma solução que conduz a corrente elétrica.
Gabriele Freitas 1.A
Patricia Felismino 2.A
Entendemos q base e qualquer composto em que meio aquoso se dissocia ionicamente liberando como anions exclusivamente ions OH
ResponderExcluirExistem 5 formulas de base das quais descreverei abaixo:
monobase:base que apresenta um íon OH- na fórmula
dibase: base que apresenta dois íons OH- na fórmula
tribase: base que apresenta três íons OH- na fórmula
tetrabase: base que apresenta quatro íons OH- na fórmula
polibase: base que apresenta dois ou mais íons OH- na fórmula
Voltalidade existem dois tipos de bases , q sao as bases fixas q são as bases que apresentam elevado ponto de ebulição e as bases volateis q são as bases que apresentam baixo ponto de ebulição.
tbm temos a a solubilidade q e a propriedade de se disseminarem no seio de outras. A solubilidade de uma substância em outra é expressa através da grandeza coeficiente de solubilidade.
E isso é tudo pessoal.
Química inorgânica ou química mineral é o ramo da química que estuda os elementos químicos e as substâncias da natureza que não possuem o carbono coordenado em cadeias, investigando as suas estruturas, propriedades e a explicação do mecanismo de suas reações e transformações.
ResponderExcluirOs materiais inorgânicos compreendem cerca de 95% das substâncias existentes no planeta Terra.
As chamadas "substâncias inorgânicas" que servem de foco de estudo para a química inorgânica, são divididos em 4 grupos denominados como "funções inorgânicas".São eles:
* Ácidos
* Bases ou hidróxidos
* Sais
* Óxidos
Muitos compostos inorgânicos são sais, constituídos de um cátion e um ânion agrupados por ligação iônica. Um exemplo de sal é o cloreto de magnésio MgCl2, que é constituído do cátion Mg2+ e ânions de cloro Cl−. Nesses compostos, as proporções de íons são tais que a carga elétrica é cancelada, fazendo com que o composto como um todo seja eletricamente neutro. Os íons são descritos por seu estado de oxidação e a facilidade de sua formação pode ser estimada a partir do seu potencial de ionização (para cátions) ou da afinidade eletrônica (anions) de seus elementos formadores.
Campo da química inorgânica
Os maiores ramos da química inorgânica incluem:
* Minerais, tais como sal, amianto, silicatos, ...
* Metais e suas ligas, como ferro, cobre, alumínio, latão, bronze ...
* Compostos envolvendo elementos não-metálicos, como silício, fósforo, cloro, oxigênio, por exemplo água
* Compostos de coordenação que envolvem metais de transição e espécies doadoras de elétrons.
Comercialmente substâncias inorgânicas importantes incluem chips de silício, transistores, monitores de cristal líquido, cabos de fibra óptica e um grande número de catalisadores.
A química inorgânica é baseada na físico-química e forma a base para a mineralogia. Ela freqüentemente possui interceções com a geoquímica, química analítica, química ambiental e química organometálica.
O leque da química inorgânica inclui compostos moleculares, os quais podem existir como moléculas discretas, e cristais (estudado pela cristalografia e química do estado sólido).
juliane n° 16 (1°B)
De acordo com Arrhenius, base é qualquer composto que em meio aquoso se dissocia ionicamente, liberando como anions exclusivamente íons OH-.
ResponderExcluirExistem 5 formulas de base das quais descreverei abaixo:
monobase:base que apresenta um íon OH- na fórmula
dibase: base que apresenta dois íons OH- na fórmula
tribase: base que apresenta três íons OH- na fórmula
tetrabase: base que apresenta quatro íons OH- na fórmula
polibase: base que apresenta dois ou mais íons OH- na fórmula
Muitos compostos inorgânicos são sais, constituídos de um cátion e um ânion agrupados por ligação iônica. Um exemplo de sal é o cloreto de magnésio MgCl2, que é constituído do cátion Mg2+ e ânions de cloro Cl−. Nesses compostos, as proporções de íons são tais que a carga elétrica é cancelada, fazendo com que o composto como um todo seja eletricamente neutro. Os íons são descritos por seu estado de oxidação e a facilidade de sua formação pode ser estimada a partir do seu potencial de ionização (para cátions) ou da afinidade eletrônica (anions) de seus elementos formadores.
Campo da química inorgânica
Eliomar 1A
Daniel 1A
São as funções de compostos que possuem uma cadeia carbônica com hidrogênios terminais definida. Álcool, fenol, cetona, aldeído e éter são exemplos de funções orgânicas.
ResponderExcluira Solubilidade pode ser conceituada como a capacidade de uma substância de se dissolver em outra. Esta capacidade, no que diz respeito a dissolução de um sólido em um líquido é limitada, ou seja , existe um máximo de soluto que podemos dissolver em certa quantidade de um solvente. Isto é solubilidade.
Força:
Conforme o grau de dissociação iônica (α), as bases são classificadas em:
- bases fortes: bases que apresentam grau de dissociação iônica elevado e próximo de 100%;
- bases fracas: bases que apresentam grau de dissociação iônica baixo e próximo de 0%
S H A L O M ! ! !
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirSegundo Bozoo, uma base (também chamada de álcali) é qualquer substância que libera única e exclusivamente o ânion OH– (íons hidroxila ou oxidrila) em solução aquosa. Soluções com estas propriedades dizem-se básicas ou alcalinas. As bases possuem baixas concentrações de ions H+ sendo considerado base as soluções que têm, a 25 °C, pH acima de 7. Possuem sabor adstringente (ou popularmente, cica) e são empregadas como produtos de limpeza, medicamentos (antiácidos) entre outros. Muitas bases, como o hidróxido de magnésio (leite de magnésia) são fracas e não trazem danos. Outras como o hidróxido de sódio (NaOH ou soda cáustica) são corrosivas e sua manipulação deve ser feita com cuidado. Quando em contato com o papel tornassol vermelho apresentam a cor azul-marinho ou violeta.
ResponderExcluirEm 1923, o químico dinamarquês Johannes Nicolaus Brønsted e o inglês Thomas Martin Lowry propuseram a seguinte definição: Uma base é um aceitador de prótons (íon hidrônio H+)
Mais tarde Gilbert Lewis definiu como base qualquer substância que doa pares de elétrons não ligantes, numa reação química - doador do par electrônico.
Fonte: Wikipédia
Podemos dizer q base é qualquer composto em que meio aquoso se dissocia ionicamente liberando como anions exclusivamente ions OH
ResponderExcluirExiste 5 formulas de base das quais irei descrever abaixo:
monobase:base que apresenta um íon OH- na fórmula
dibase: base que apresenta dois íons OH- na fórmula
tribase: base que apresenta três íons OH- na fórmula
tetrabase: base que apresenta quatro íons OH- na fórmula
polibase: base que apresenta dois ou mais íons OH- na fórmula
Voltalidade existem dois tipos de bases , q sao as bases fixas q são as bases que apresentam elevado ponto de ebulição e as bases volateis q são as bases que apresentam baixo ponto de ebulição.
e tambem temos a a solubilidade q e a propriedade de se disseminarem no seio de outras. A solubilidade de uma substância em outra é expressa através da grandeza coeficiente de solubilidade.
Prontinho...
Divirtan-se!!!!
Adriellen 2d n°1
Luan Gerard 2d n°29
Pedro Luan 2d n°33
Classificação das bases
ResponderExcluirQuanto ao número de hidroxilas
* Monobases ( 1 OH– ): NaOH, KOH, NH4OH
* Dibases ( 2 OH– ): Mg(OH)2, Ca(OH)2, Fe(OH)2, Ba(OH)2
* Tribases ( 3 OH– ): Al(OH)3, Fe(OH)3
* Tetrabases ( 4 OH– ): Sn(OH)4, Pb(OH)4
Quanto ao grau de dissociação
* Bases fortes: São as que dissociam muito. Em geral os metais alcalinos e alcalino-terrosos formam
bases fortes (família IA e IIA da Tabela periódica). Porém, o hidróxido de Berílio e o hidróxido de Magnésio são bases fracas.
* Bases fracas: São as bases formadas pelos demais metais e o hidróxido de amônio, por terem caráter molecular.
Quanto à solubilidade em água
* Solúveis: Todas as bases formadas pelos metais alcalinos são solúveis. Podemos citar também o hidróxido de amônio, que apesar de
ser uma base fraca, é solúvel.
* Pouco solúveis: São as bases formadas pelos metais alcalino-terrosos em geral.
* Insolúveis: As demais bases. Vale lembrar sempre alguma parcela dissolve, mas chama-se insolúvel quando essa quantidade é insignificante em relação ao volume total.
danilo;jeciliana;thaynara;anapaula;ana celia
ResponderExcluircomo vimos as funções de compostos que possuem uma cadeia carbônica com hidrogênios terminais definida. Álcool, fenol, cetona, aldeído e éter são exemplos de funções orgânicas Muitos compostos inorgânicos são sais, constituídos de um cátion e um ânion agrupados por ligação iônica. Um exemplo de sal é o cloreto de magnésio MgCl2, que é constituído do cátion Mg2+ e ânions de cloro Cl−. Nesses compostos, as proporções de íons são tais que a carga elétrica é cancelada, fazendo com que o composto como um todo seja eletricamente neutro.
A base é qualquer composto em que meio aquoso se dissocia ionicamente liberando como ânions exclusivamente íons OH.
ResponderExcluirExistem 5 fórmulas de base:
monobase:base que apresenta um íon OH- na fórmula;
dibase: base que apresenta dois íons OH- na fórmula;
tribase: base que apresenta três íons OH- na fórmula;
tetrabase: base que apresenta quatro íons OH- na fórmula;
polibase: base que apresenta dois ou mais íons OH- na fórmula;
Quanto ao grau de dissociação elas se classificam em:
-Bases fortes: São as que dissociam muito. Em geral os metais alcalinos e alcalino-terrosos formam;
-Bases fracas: São as bases formadas pelos demais metais e o hidróxido de amônio, por terem caráter molecular.
Quanto à solubilidade em água elas se classificam em:
-Solúveis: Todas as bases formadas pelos metais alcalinos são solúveis. Podemos citar também o hidróxido de amônio, que apesar de ser uma base fraca, é solúvel;
-Pouco solúveis: São as bases formadas pelos metais alcalino-terrosos em geral;
-Insolúveis: As demais bases. Vale lembrar sempre alguma parcela dissolve, mas chama-se insolúvel quando essa quantidade é insignificante em relação ao volume total.
Essa é a definição de base.