quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

domingo, 23 de janeiro de 2011

ÁCIDO E BASES, AVALIAÇÃO

IONIZAÇÃO DOS ÁCIDOS

ÁCIDO
GRAU DE IONIZAÇÃO
HF
8%
HCl
92%
HCN
0,08%
H2SO4
61%
H3PO4
27%

sábado, 22 de janeiro de 2011

Estomago


Fonte: (FELTRE. 2004, p. 196)

Características e aplicações de ácidos

Ácido muriática
Ĺimpeza doméstica e de peças metálicas (decapagem)
Ácido fosfórico
Usado com acidulantes em refrigerantes e balas
Ácido sulfúrico
Desidratante, solução de bateria
Ácido nítrico
Indústria de explosivos e corantes

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Questionário de pesquisa 03

07. Você tinha blog antes do trabalho de química na internet?
Sim [ ] Não [ ]

08. Você acha importante saber usar um computador como usuário?
Sim [ ] Não [ ]

09. Você acha importante saber usar a internet como usuário?
Sim [ ] Não [ ]

10. Você já usou alguma vez um site de busca?
Sim [ ] Não [ ]

11. Você consegue digitar um texto no computador?
Sim [ ] Não [ ]

12. Você já consultou um dicionário na internet?
Sim [ ] Não [ ]

13. Você já conseguiu fazer o primeiro trabalho de química na internet(no blog de sua sala)?
Sim [ ] Não [ ]

14. Você já conseguiu fazer o segundo trabalho de química na internet (no blog de sua sala)?
Sim [ ] Não [ ] Parcialmente [ ]

O sucesso da pesquisa depende da exatidão de suas respostas.
Agradeço.

Questionário de pesquisa 02

03. Você tem acesso (usa) a computadores
[ ] a. Na escola
[ ] b. Em casa
[ ] c. Na lan house
[ ] d. No trabalho
[ ]e. Casa de amigos
[ ] f. Nunca

04. Você tem msn?
Sim [ ] Não [ ]

05. Você tem orkut?
Sim [ ] Não [ ]

06. Você tinha e-mail antes do trabalho de química na internet?
Sim [ ] Não [ ]

Questionário de pesquisa 01

QUESTIONÁRIO DE PESQUISA DO PROJETO
“AS BIOGRAFIAS E O ENSINO DE QUÍMICA”
Parte integrante do projeto de pesquisa:
O blog como ferramenta pedagógica no ensino de Química
PROFESSOR CARLOS ALBERTO FORTALEZA, ____ / ____ / 2010
SÉRIE: __________ TURNO: _______________
ATENÇÃO: Este questionário contém 14 questões frente e verso.
Não faça nenhum tipo de identificação e garantimos o seu anonimato.

01. Você tem acesso a computadores fora da escola
[ ] a. Todos os dias
[ ] b. 1 vez por semana
[ ] c. 1 vez por mês
[ ] d. 2 vezes por mês
[ ] e. nunca

02. Você tem acesso a internet fora da escola
[ ] a. Todos os dias
[ ] b. 1 vez por semana
[ ] c. 1 vez por mês
[ ] d. 2 vezes por mês
[ ] e. nunca

Anexo: Figura 05

.
.

.

.
.

.

.
.
.

.

.
.

.

Fonte: Blog QUÍMICA GERAL.COM_1A disponível em http://quimicageralcom-a.blogspot. com/?zx= 347887c4756be6ae acessado em 27/12/2010.

Anexo: Figura 04







Fonte: Blog QUÍMICA GERAL.COM_2A disponível em http://quimicageralcom-2a.blogspot.com/?zx=be 60a90af09012cc acessado em 27/12/2010.

Anexo: Figura 03

Anexo: Figura 02


 
 


 


 














Fonte: Blog química gera.com_1a disponível em: http://quimicageralcom-a.blogspot. com/1 
acesso em 30 dez 2010

Anexo: Figura 01

Fonte: Blog química gera.coml_1a disponível em: acesso em 30 dez 2010

Anexo: MAPA 01

Anexo: MAPA

Referências: 03

23. JOINVILLE. Blog da Escola Municipal CAIC Mariano Costa. Disponível em . Acesso em 03//12/2009.
24. LEVACOV, Marília. Bibliotecas virtuais: (r)evolução?. Ciência da Informação, Brasília, DF, Brasil. 1997. Disponível em: . Acesso em 19 Out. 2010.
25. LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo. Editora 34. 1999.
26. MORESCO, Silvia F. S. & BEHAR, Patricia Alejandra. Blogs para a aprendizagem de Física e Química. Revista Novas Tecnologias na Educação (RENOTE). V. 4 No. 1, Porto Alegre, 2006. Disponível em: Acesso em 03//11/2010.
27. NARDI, R. (Org.). Questões atuais no ensino de Ciências. São Paulo, SP,. Ed. Escrituras, 2005. Apud MORAES, S. E. (Org.). Currículo e formação docente: um diálogo interdiscipinar. Campinas/SP: Mercado de letras, 2008.
28. PAGÁN, Javier Balesta-Educación y medios de comunicación, 2000. Disponível em pmarques/evte/ballesta3.doc. [Consultado em 08-08-06]. In BALTAZAR, N. & GERMANO, J. Prisma.com – Revista de Ciências da Informação e da Comunicação do CETAC. n. 3. on line. Out. 2006 ISSN16463153. Acesso em 20 out. 2010.
29. SANTOS, G. L. Postagem: Blogs como Recursos didáticos. 2008. Blog interdidática: Movendo o futuro pela educação. Disponível em: http://www. interdidatica.com.br/blog/index.php/2008/10/15/blogs-como-recursos- didaticos/>. Acesso em 20 Out. 2010.
30. VALENTE, J. A. (Org.). Formação de educadores para o uso da informática na escola. Campinas: UNICAMP/NIED, 2003 apud MORAES, S. E. (Org.). Currículo e formação docente: um diálogo interdiscipinar. Campinas/SP: Mercado de letras, 2008.
31. VIGOTSKI, L. S.. A Formação Social da Mente. S. Paulo. Ed. Martins Fontes. 1998.
32. ________, L. S.. Pensamento e Linguagem. S. Paulo. Ed. Martins Fontes. 2005.
33. WIKIPÉDIA, .org. Web blogs. Atualização em outubro de 2010. Disponível em: Acesso em 27 Dez. 2010.

Referências: 02

12. CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. A pesquisa no ensino, sobre o ensino e sobre a reflexão dos professores sobre seus ensinos. Educ. Pesqui. Disponível em . 2002, vol. 28, n.2, pp. 57-67. ISSN 1517 -9702.
13. CASTRO, Iêda de. Educação: olhares e saberes. Organização, Sofia Lerche Vieira, Kelma S. L. de Matos. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2000.
14. CEARÁ. Blog dos alunos da Escola Estadual Anísio Teixeira. Anexo do blog oficial. Disponível em: . Acesso em 02/12/2009.
15. CEARÁ. Blog dos alunos da Escola Estadual Anísio Teixeira. Disponível em Acesso em 02/ 12/2009.
16. CEARÁ. Blog da Escola de Ensino Fundamental e Médio Senador Virgílio Távora: Jornal Virtual SFT. Disponível em . Acesso em 02/12/2009.
17. CEARÁ. Blog Jovens Profissionais na Linha Digital. E. E. E. P. Prof. Walquer Cavalcante Maia. Disponível em: . Acesso em 02/12/2009.
18. CEARÁ. Blog oficial da Escola Estadual Anísio Teixeira .Disponível em . Acesso em 02/12/2009.
19. F/Nazca Saatchi & Saatchi. F/Radar: Sétima edição. Disponível em: Acesso em 27 dez 2010.
20. GATTI, Bernardete A. Análise das políticas públicas para formação continuada no Brasil, na última década. Rev. Bras. Educ. Disponível em . 2008, vol. 13, n.37, pp. 57 - 70. ISSN 1413-2478. Acesso: 27 set 2010.
21. GUIMARÃES, Glaucia. TV e escola: discursos em confronto. São Paulo: Cortez, 2000.
22. HERNÀNDEZ, Fernando. Os projetos de trabalho e a necessidade de transformar a escola. Revista Presença Pedagógica, V. 4, no. 20, março/abril, 1998.

Referências: 01

01. APPLE, Michael W. Educação e Poder. 1985. Tradução: MONTEIRO, Maria Cristina. Porto Alegre. Artes Médicas. 1989.
02. BALTAZAR, N. & GERMANO, J. Os weblogs e a sua apropriação por parte dos jovens universitários. O caso do curso de Ciências da Comunicação da Universidade do Algarve. Prisma.com – Revista de Ciências da Informação e da Comunicação do CETAC. n. 3. on line. Out. 2006 ISSN 1646 3153. Acesso em 20 out. 2010.
03. BARRO, M. R., FERREIRA, J.Q. & QUEIROZ, S. L.. Blogs: Aplicação na Educação em Química. Química Nova na Escola. N. 30, Nov. 2008. Disponível em: . Acesso em 20 Out. 2010.
04. BRASILESCOLA.COM. Internet no Brasil. Disponível em: . Acesso em 30 Dez. 2010.
05. BRASIL. Ministério da Educação(MEC), Secretaria de Educação a distância (SEED). Mediatamente! Televisão, cultura e educação. Brasília. Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação a distância(SEED). 1999.
06. _______. Portal Hipertexto. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Latec. Rio de Janeiro. Disponível em: Acessado em 13/11/2010
07. _______. Ministério da Educação (MEC), Secretaria da Educação Básica (SEB). Orientações Educacionais para o Ensino Médio. Volume 2, Brasília: MEC/SEB, 2006.
08. ______. Ministério da Educação (MEC), Secretaria da Educação Fundamental (SEF). Parâmetro Curriculares Nacionais: ensino fundamental. Brasília; MEC/SEF, 1998.
09. ______. Ministério da Educação (MEC), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP). Relatório Pedagógico do Exame Nacional do Ensino Médio 2002. Brasília(DF). 2002.
10. CAIROLI, Priscilla and GAUER, Gabriel Chittó. A adolescência escrita em blogs. Estud. psicol. (Campinas), Jun 2009, vol.26, no.2, p.205-213. ISSN 0103-166X disponibilizado no sitio http://www.scielo.br/cgi-bin/wxis.exe/iah/ em 05/12/2009.
11. CARVALHO, Anna Maria Pessoa et al. Termodinâmica: um ensino por investigação. São Paulo: FEUSP/CAPES, 1999. apud CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. A pesquisa no ensino, sobre o ensino e sobre a reflexão dos professores sobre seus ensinos. Educ. Pesqui. Disponível em . 2002, vol. 28, n.2, pp. 57-67. ISSN 1517-9702.

Referências: MAPA

Glossário

Assíncrona – Interação pela internet de modo não simultâneo.
Blog – Abreviatura de weblog e significa registro eletrônico na internet.
Internet – Rede mundial de computadores interligados com ou sem fio.
Internauta – Aquele que navega na internet.
hipermídia – Quando o contém programas.
hipertexto – O hipertexto designa uma forma não linear de apresentar a informação textual, a partir de links em imagens ou palavras-chave. Um hipertexto pode conter, além do texto alfabético tradicional, sons, imagens (estáticas ou dinâmicas), animações, gráficos, programas, etc.
hipervídeo – O hipervídeo pode ser definido como uma forma de estruturação de conteúdos audiovisuais em ambientes digitais, articulando imagens em video com a linguagem da hipermídia e viabilizando uma nova forma de estruturação discursiva.
Navegar – Transitar em uma página, em várias páginas de um site ou/e de um site para outro.
Síncrona – Interação pela internet em tempo real, simultâneo.

Glossário: MAPA

Público-alvo: Caracterização

  • Escola pública da periferia de Fortaleza;
  • Pertence à rede estadual do Ceará;
  • Leciona ensino médio completo nos 3 turnos;
  • Ensino fundamental, anos terminais, manhã e tarde;
  • Possui Laboratório de informática, vinculado ao Multi-meios;
  • Possui Laboratório de Ciências, vinculado ao Multi-meios;
  • Maioria dos alunos na faixa.

Público-alvo: MAPA

Gráficos e tabelas: Gráfico 02

Gráficos e tabelas: Gráfico 01

Gráficos e tabelas: Tabela 01

Gráficos e tabelas: MAPA

CRONOGRAMA: MAPA

CRONOGRAMA

MAPA 09

MAPA 08

MAPA 07


MAPA 06

MAPA 05

MAPA 03

MAPA 04

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

MAPA 02


MAPA 01

MAPA

Universidade Federal do Ceará

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Centro de Ciências
Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA)

CARLOS ALBERTO DA SILVA SOUSA

Orientadora: Profa. Dra. Maria Goretti de Vasconcelos Silva.
Co-Orientador: Prof. Dr. Isaias Batista.

O blog como ferramenta pedagógica no ensino de Química

Fortaleza
2010